quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Poder do Gengibre!



Quem olha para o gengibre na barraquinha da feira não imagina o poder que ele carrega. Além de aliviar enjoos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade. Quer mais? Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males.

"O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha). O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer.

O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida. E o melhor de tudo: ele pode ser encontrado em todo o país e custa baratinho.Veja como usá-lo no seu dia a dia e perca até 2 quilos por semana.

Como ingerir a raiz


Chá de gengibre

Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente. O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.Não Ferver!

Gengibre em pó

Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.


O Chá de Gengibre poderá ajudar na sua dieta pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.

É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.É um excelente remédio para enjoo ou náuseas e fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.


Dicas

  • Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.
  • Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.
  • Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.
  • Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre (chá).

Conteúdo do site ANAMARIA

1 comentários:

Enia Pedretti on 10 de fevereiro de 2011 09:26 disse...

Meninas eu estou tomando e já emagreci!!!!!! claro que tbm reduzi a alimentação, mas com o chá me sinto mais disposta e ele realmente queima as gorduras!!!! quem estiver tomando tbm comente aqui para compartilhar essa maravilha!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template