quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coelho de estimação como presente de Páscoa


Você já pensou em ter um coelho em casa? Veterinários afirmam que ele é dócil, sociável e pode ser criado em casa ou apartamento




Que tal dar um coelhinho de estimação como presente de Páscoa? A criançada vai adorar!


Quer fugir do tradicional ovo de chocolate nesta Páscoa?
 Você já pensou em dar para os seus filhos um coelhinho de verdade, saiba que esta opção é possível. 
Em algumas petshops, a venda de coelhos chega a triplicar na semana anterior à festa. Gostou da ideia? Então tire suas dúvidas sobre este diferente animal de estimação.


A casinha


Os coelhos domésticos são animais que podem viver tanto em casa quanto em apartamento. Normalmente, não exigem grandes espaços para criá-los, mas precisam que o local seja utilizado de maneira adequada. Os coelhos podem ficar em gaiolas médias - basta que ela tenha uma "toca" para que ele se "esconda" quando não quiser se expor ou preferir descansar sem ser incomodado. Segundo o médico veterinário Danilo Kluyber, mesmo os animais que vivem em gaiolas precisam de algumas horas do dia soltos para se exercitarem e explorarem lugares novos. Mas são necessários alguns cuidados para evitar que eles roam objetos da casa.



Higiene e alimentação


A gaiola em que o animal vive deve ser higienizada diariamente e o substrato utilizado (serragem) precisa ser trocado. "Alguns coelhos podem aprender a fazer suas necessidades em um local ou apenas dentro da gaiola. Mas quando soltos pela casa, certamente irão deixar seus 'rastros' por onde andarem", alerta o veterinário. Quanto à alimentação, os coelhos necessitam de uma dieta com alto teor de fibra. No mercado, há boas marcas de rações que suprem todas as necessidades nutricionais do animal, considerando que a maior parte da sua alimentação deve ser de folhas e frutas, feno e ração.


Os coelhos domésticos são animais extremamente sociáveis. As crinças adoram brincar com eles


A relação com o bichinho


O coelho é um animal muito sociável com seu dono e, assim como um gato ou cachorro, também pede atenção e carinho. Deve-se evitar carregá-lo no colo em dias muito quentes, pois os bichinhos são muito sensíveis ao calor e podem desidratar.

Raças mais conhecidas



· Mini Lop: suas principais características são as orelhas caídas e pelagem de comprimento médio. É, sem dúvida, uma das raças preferidas por não soltar muitos pelos.

· Fuzzy Lop: parecido com o Mini Lop, a diferença é que sua pelagem é longa. Também possui suas orelhas caídas. Precisa de cuidados maiores por sua pelagem longa.

· Mini-Holandês: possui pelagem de tamanho médio e normalmente apresenta coloração branca com manchas ou listras em outras cores.

· Mini-Rex: possui suas orelhas em pé e uma pelagem bem curta, como uma camurça.

· Lion Head: possui orelhas mais curtas em pé, cabeça um pouco menor, pelagem como uma juba de leão e uma "saia" traseira.



Cuidados especiais


· Coelho não toma banho, nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá. Caso você precise limpar o bichinho, você pode usar um paninho umedecido com água-morna. O segredo é sempre deixar a gaiola do coelho muito limpa. Além disto, o bichinho precisa tomar sol todos os dias.

· Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo - e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.

· Nunca carregue o coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.

· Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos.



Preços

O preço de um coelho varia de R$ 30 a R$ 70. Normalmente, os de raças são os mais caros





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template