
O açafrão é um dos inúmeros temperos e especiarias existentes para dar um toque especial à comida. Mas, apenas um toque, pois se ingerido em grandes quantidades pode causar intoxicação. Além do mais, o açafrão verdadeiro é um dos temperos mais caros do mundo.
O que o torna tão caro é a mão de obra para colher os pistilos secos, parte que se usa dele. Mas, devido ao sabor e cor muito acentuados, quantidades mínimas do açafrão são suficientes para causar o efeito desejado.
Condimento originário da região que, se prolonga, da Europa até o leste Asiático, o açafrão é um tempero de aroma intenso e agradável e com sabor levemente amargo, que funciona como eficiente corante. É a única especiaria cujos componentes aromáticos e corantes são solúveis em água. O nome científico é crocus sativus e é da família Iridaceae.
As bonitas flores de cor lilás do açafrão quebram a monotonia da paisagem outonal. No centro de cada flor existem três pistilos de cor alaranjada, das quais se obtém o açafrão propriamente dito, que dá uma coloração amarelada ao prato.
É preciso colher 150 mil flores para conseguir um quilo de pistilos, que, quando secos, são empacotados inteiros ou em pó. Há quem utilize as partes amarelas (masculinas) das flores para originar um produto de qualidade inferior e sem sabor próprio.
Cuidado na compra.


0 comentários:
Postar um comentário