terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hora do lanche

Dicas para montar uma lancheira com todos os nutrientes que a criança precisa









Montar a lancheira da criança parece tarefa simples, mas não é. Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração os alimentos favoritos da criança e como armazenar os alimentos de forma correta para que não estraguem. E, o mais importante de tudo: escolher alimentos de diversos grupos alimentares para oferecer todas as vitaminas e proteínas necessárias para a criança. Segundo Heloisa Guarita, nutricionista da RG Nutri, um lanche ideal deve apresentar alimentos dos três grupos alimentares:

- Carboidratos: estão presentes nos alimentos que fornecem energia, como pães, bisnaguinhas, biscoitos sem recheio e bolos. De preferênca, forneça bolos simples, sem recheio e cobertura;
- Proteínas: fundamentais para o crescimento da criança, podem ser encontradas no leite e derivados (fontes de cálcio), e nos frios como peito de peru e presunto magro;
- Vitaminas e minerais: essenciais para o desenvolvimento de todas as funções do corpo e para a manutenção do sistema de defesa do organismo. Suas fontes são frutas, verduras e legumes.

Além disso, para repor a perda de líquido e energia, bebidas nutritivas como água de coco e sucos, devem estar entre os itens da lancheira.

Para manter a segurança dos sucos e da água de coco, uma boa opção é optar por sucos em caixinha”, recomenda a especialista. Os sucos em caixinha - envasados pelo processo UHT - além de incluírem o sabor das frutas no cardápio infantil, podem ser ingeridos de forma bastante prática e segura.
“Uma parte da vitamina C da fruta espremida em casa, por exemplo, some do copo rapidamente, pois se degrada quando em contato com o ar e o calor. Já o suco pronto em caixinha conserva as vitaminas adicionadas por mais tempo”, explica.

No caso da água de coco, por exemplo, a embalagem longa vida é uma forma de garantir a integridade do produto em temperatura ambiente – sem a necessidade de refrigeração - até a hora do intervalo.

Fonte: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/ - Projeto apoiado pela Tetra Pak

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template