quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cuidado com o calor

Os cães também passam mal com as altas temperaturas. Antes de colocar a coleira no seu pet e sair por aí, confira algumas dicas para proteger seu amigão do sol





Não são apenas os humanos que sentem as mudanças climáticas. Os animais também sofrem com o calor e o frio. Na época do verão, então, é muito comum os donos saírem para passear com os cães, mas é preciso tomar alguns cuidados para que um simples passeio pelas ruas ou parque não se torne um verdadeiro pesadelo tanto para o dono, quanto para o pet, que poderá passar mal e acabar doente. Para isso, Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, orienta como manter a saúde e o bem estar do seu melhor amigo durante a temporada mais quente do ano:

Sombra

“Os cães não transpiram como o homem e a respiração é a única forma de fazer a manutenção da temperatura corpórea. Nunca deixe o animal sob o sol ou em locais quentes e fechados como o carro. Ele corre o risco de entrar em estado de hipertermia”.

Água fresca

“Lembre-se de manter o potinho de água do seu pet sempre à sombra. Ao contrário do que muita gente pensa, os animais também podem ingerir líquidos gelados. Colocar algumas pedras de gelo no bebedouro do seu cão ajuda manter a água fresca por mais tempo”.

Sono

“É normal que os cães diminuam o ritmo de atividades diárias e passem os períodos mais quentes dormindo. Deixe o animal tranquilo e procure os horários mais frescos para corridas, passeios e brincadeiras e até mesmo para a alimentação”. 

Mais banhos e menos pelos

“Mantenha os animais de pelagem longa tosados durante o calor. Isso ajuda a reduzir o risco de um aumento de temperatura corporal. Aumente a frequência dos banhos, mas cuidado com os exageros. A umidade em excesso pode facilitar o aparecimento de fungos. Na hora de usar o secador, use o ar frio”.

Orelhas limpas

“No verão a incidência de otites (inflamações no ouvido) costuma aumentar. Isso porque além de a produção de cera estar aumentada, o calor e a umidade favorecem o aparecimento de infecções. Mantenha as orelhas limpas (com algodão e produtos para limpeza de ouvidos somente até onde o seu dedo alcança, não use cotonetes), arejadas e protegidas da água.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template