sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como os cães se sentem com a chegada do bebê?

Seu cãozinho começou a lamber as patas depois que seu filho nasceu?
 Saiba por que isso acontece











A chegada de um bebê muda completamente a rotina da família, especialmente da mulher, que passa a se dedicar integralmente ao filho, que precisa ser cuidado e alimentado por ela. Nas famílias em que há cães de estimação, as mudanças também são sentidas pelos bichinhos, ainda mais se o cãozinho era tratado como “filho” do casal.

“O cão enxerga seus donos como membros de sua matilha e a chegada de um novo integrante pode provocar no cão a sensação de ameaça de território, afinal, para o cão, o bebêé um estranho comquem terá que disputar espaço e atenção”, conta Keila Regina de Godoy, veterinária da PremieR Pet. Há casos, inclusive de mudanças de hábitos nos cães, que podem começar a lamber as patas incansavelmente.

“Esse lamber compulsivo das patas é uma reação psicológica à mudanças no ambiente e contexto no qual o cão vive, sejam elas no espaço/local, rotina ou no comportamentode seus donos. Estas mudanças podem causar estressee frustação ao cão, o que pode desencadear o problema. Ao se sentir entediado, angustiado ou ansioso, o cão pratica este ato, que, segundo estudos, é capaz de promover a liberação de substâncias que geram sensação de bem estar. No entanto, o ato pode rapidamente levar a quadros graves de inflamações e infecções da pele. E, uma vez formada a ferida, mais o cão se lambe, de modo que o processo pode se tornar crônico. O tratamento portanto, deve incluir cuidados psicológicos e medicamentosos no local da lesão”, alerta a veterinária.

Como os donos devem agir para ajudar o cãozinho?

“Todos os esforços se resumem em cuidados básicos: não deixar o animal associar a chegada do bebê a eventos desagradáveis, como falta de atenção, proibição de entrar em determinados locais da casa aos quais tinha livre acesso antes do bebê chegar. Ao contrário, devem promover momentos agradáveis ao cão na presença do bebê para uma associação positiva por parte do cão”, diz Keila.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template