sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Chef mirim

Com apenas 9 anos, Rebeca Chamma lança seu primeiro livro de receitas para crianças




Divulgação

Rebeca Chamma tem apenas 9 anos, mas adora fazer comida. A paixão pela gastronomia começou quando ela tinha 4 anos, e trocava as bonecas pela cozinha, para onde ia com o pai, Serrgio Chamma para preparar pratos para a família. As receitas que mais costumavam fazer eram árabes, já que a família é de origem libanesa.

Rebeca aprendeu a fazer homus, quibe, esfiha e charutinho de repolho. E não parou mais. Agora, esta pequena chef lança seu primeiro livro, “Na cozinha da Rebeca – Aventuras culinárias para crianças extraordinárias” (Editora Alaúde). Voltado para a garotada, o livro traz 30 receitas, entre elas patês, sanduíches, pratos quentes, bolos e outras guloseimas. O lançamento do livro acontece na quinta-feira (17), a partir das 19h, no restaurante Copa, dentro do estádio do Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, portão 5).

Todas as receitas foram testadas e aprovadas por nutricionistas. O mais legal é que são simples de fazer e extremamente saudáveis. É que apesar de adorar fast food, Rebeca sabe que comida industrializada não faz bem à saúde.

“Eu gosto de sanduíche, bata-frita, pizza... Só que essas coisas eu só posso comer uma vez por mês. A preferência é sempre por comida caseira, fresquinha e saudável”, diz Rebeca.

O livro está à venda nas melhores livrarias e custa R$ 64,90. Acompanha uma sacola plástica e duas espátulas.


Como surgiu a ideia de fazer o livro?

“A ideia partiu da Editora Alaúde que viu alguns vídeos meus no Youtube e reportagens que falavam sobre mim em alguns jornais. A editora, então, fez o convite. Estou muito feliz com o resultado e espero que as outras crianças e as suas famílias possam aproveitar as receitas para curtirem e cozinharem juntas. É divertido”!

São receitas de família? Tem alguma inventada por você?

“A maioria das receitas são do meu pai, meu “sub chefe” (risos). Algumas foram sugeridas pelas nutricionistas Daniela Freitas Martins e Leila Adnan Nasser e também tivemos algumas dicas da chefe Priscilla Herrera. Testamos tudo antes. O “Sanduba da Rebeca” é invenção minha”!

Você sempre gostou de cozinhar? Quem te ensinou?

“Sim . Quem me ensinou foi meu pai, Sergio Chamma”.

A maioria das crianças faz cara feia para comidas saudáveis, como salada. No entanto, vc gosta, não é? Foram seus pais que te ensinaram a comer de tudo?


“Aprendi a gostar de saladas e legumes em casa, com meu pai e minha mãe. Mas também gosto de sanduíche, bata-frita, pizza... Só que essas coisas eu só posso comer uma vez por mês. A preferência é sempre por comida caseira, fresquinha e saudável! Que é uma delícia”!

Que dicas você pode dar para incentivar as crianças a experimentarem sabores diferentes?

“Comam sempre pratos coloridos”!

O que você mais gosta de cozinhar?


“Gosto muito de fazer o “Bolo de Milho da Vovó Célia”. Como tenho descendência libanesa, também gosto muito de fazer receitas típicas, tais como Charuto de repolho, homus e babaganuchi. Eu também gosto muito de comida japonesa e quero aprender a fazer sushi”!

Com certeza vc não mexe no fogão, pois é muito perigoso. Na hora de preparar as receitas, o que fica sob sua responsabilidade?


“Tem razão, não mexo mesmo no fogão, afinal de contas, sou criança! Mas tenho muito trabalho na cozinha: eu separo os ingredientes, unto as fôrmas, lavo os legumes e as verduras, amasso, coloco na panela, no liquidificador, na batedeira, quebro ovos, monto pratos como os sanduíches frios, decoro os bolinhos... Ah, e mais importante! Ajudo minha mãe a arrumar toda a bagunça depois (risos)”.







Sanduba da Rebeca

Tempo de preparo – 15 minutos
Rendimento – 1 unidade

Meus queridos ingredientes

Patê de tofu e ervas

100 g de tofu
5 folhas de hortelã
5 folhas de manjericão
2 colheres(chá) de salsa picada
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de azeite

Para montar

2 fatias de pão de fôrma integral (sem a casca)
1 colher (sopa) bem cheia de cenoura ralada
1 folha alface crespa picada
2 colheres (sopa) bem cheias de frango cozido, temperado e desfiado (peça para um adulto fazer isto antes)
1 rodela de tomate

Como fazer

Para fazer o patê de ervas, coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até que fique um creme homogêneo (aproximadamente 1 minuto). Em 1 fatia de pão, espalhe 1 colher do patê de ervas. Sobre o patê, ponhaa alface picada e, depois, a cenoura ralada. Por cima da cenoura, espalhe o frango desfiado e coloquea rodela de tomate. Ponha mais 1 colher do patê de ervas na outra fatia de pão e espalhe bem. Feche o sanduíche, coloque-o em um prato e sirva.



Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template