quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rolinho Primavera - China in Box


Harumaki, pastel primavera ou, como é conhecido no Brasil: rolinho primavera.



Tradicionalmente consumido nas comemorações do ano-novo chinês, o rolinho primavera está entre os pratos mais apreciados pelos chineses – o nome, inclusive, vem da época do ano em que a data é comemorada. A massa fininha e crocante junto com o tradicional recheio, feito com repolho, cenoura e carne bovina, ganhou o mundo, e também novos sabores.


Balancear os alimentos é uma tradição milenar da culinária da China. Lá, eles acreditam que os ingredientes devem estar equilibrados porque, “como na medicina, têm poder de cura”, diz o professor de história da gastronomia do SENAC, Sandro Dias. Aqui, é hábito consumir o aperitivo acompanhado do molho rosado e agridoce.
 Na China, conta Dias, "é mais comum consumir com molho de soja”.
Com quantidade de ingredientes reduzida na massa [ela leva apenas farinha de trigo, água e sal] e sofisticação no modo de preparo, a variação de recheios leva a receita para além da tradição chinesa. O chef Jorge Torres, da rede de restaurante China House, garante: a cada quatro pedidos, pelo menos um cliente pede rolinho primavera, entre as cinco opções de sabores oferecidas pela casa.





Na rede China House, além do tradicional, é possível escolher entre o rolinho com recheio de pizza [tomate, azeitona, mussarela e orégano], só com provolone, de banana com chocolate meio amargo e o recém-lançado Romeu e Julieta, com goiabada e mussarela.




“As combinações são várias. A escolha vai do gosto de cada um e também da disponibilidade de produtos”, afirma Torres. Já o chef Álvaro Turra, do restaurante Taizan, cita outras possibilidades de recheio. “De frango e de camarão são variações que também dão muito certo.”



Rolinho caseiro

Para preparar rolinhos primavera em casa, o chef Torres ensina: o ideal é comprar as casquinhas em estabelecimentos especializados, “para fazer em casa é trabalhoso, precisa de utensílios exclusivos, que só são vendidos em lojas especializadas”, diz.
A massa da casquinha deve ficar entre o ponto da massa de pão e da do bolinho de chuva, afirma ele. Depois de preparada em uma chapa para harumaki, ela deve ser resfriada e mantida hidratada, sem ressecar “isto para conseguir manusear na hora de colocar o recheio”, explica o chef. Como entrada ou aperitivo, independente do recheio é preciso estar atento: “ele não pode estar úmido, para não vazar na hora da fritura”, alerta Turra.

“Mas o que é difícil, é mais gostoso”, brinca o colega de profissão Turra, que trabalha com comida chinesa há mais de 30 anos. Para ele “a arte do rolinho primavera está na massa da casquinha. É um trabalho quase artesanal, precisa ter paciência, mas o resultado é ótimo”.

Para garantir que as dobras do rolinho não abram, os dois chefs sugerem uma “cola” simples, feita de farinha de trigo e água, uma mistura para “dar liga”. E a utilização da chapa para harumaki é fundamental porque “ela já tem uma espessura que garante o tamanho padrão do rolinho tradicional” afirma Turra.

Dicas de preparo:


- Após a chapa, leve a massa à geladeira por três ou quatro horas antes de moldar com o
recheio
- Depois de pronto, o rolinho pode ser congelado por até dois meses
- Se congelar os rolinhos, na hora de fritar, não descongele. Ele deve ir descongelando durante a fritura, para a massa não esfarelar. Neste caso, o óleo deve estar bem quente
- Se optar por casquinhas industrializadas. Fique atento à qualidade, algumas “encharcam”
durante a fritura
- Da mesma forma como se frita o pastel, é preciso diminuir a umidade de todos os ingredientes mais úmidos, para não prejudicar na hora da fritura

Então Vamos a uma receita da massa para que quiser se arriscar e prepara-lá em casa:


Receita pra quem se amarra em comida chinesa e já conhece o rolinho primavera do china in box e sabe que é uma delícia.

Massa:

- 400 g de farinha de trigo
- 1/2 de sopa de sal
- 2 1/2 xícaras de chá de água gelada

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Esquente uma frigideira (daquelas que não agarram, antiaderentes) e despeje a massa. Mais ou menos duas colheres de sopa, que é a quantidade para forrar o fundo da frigideira numa camada fina. Deixe cozinha até ficar um pouquinho transparente. Reserve as massas.

Recheio:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 700 g de frango picadinho, tipo iscas ( tempere o frango com um dente de alho amassado, sal, pimenta e um pouco de azeite).
- 2 tomates picados sem pele e sem semente
- 2 xícaras de chá de broto de feijão(conhecido como moyashi)
- 1 cebola cortada em tirinhas finas
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de cebolinha picada
- 2 colheres de sopa(bem cheias) de cream cheese


Modo de fazer:

Numa panela coloque o azeite, refogue o frango já temperado, junte os tomates e deixe amolecer.
Em seguida coloque o broto de feijão, a cebola, a salsinha, a cebolinha e o cream cheese.

Atenção: se na hora de misturar você perceber que está muito seco coloque uma colher de chá de maizena e mais 1/4 de xícara de água.


Pegue a massa e a recheie com uma colher de sopa do recheio, em média. Enrole duas vezes , dobre as beiradas e sele com clara de ovo. Em seguida frite em óleo bem quente.

Para acompanhar: Molho Agridoce:

Ingredientes:
3 colheres de sopa de vinagre
4 colheres de sopa de açucar
4 colheres de sopa de ketchup
3 colheres de chá de maizena
1 colher chá de sal
1 colher chá de óleo de soja

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar

Hummmm deliicia!^^



.

3 comentários:

Unknown on 22 de setembro de 2011 às 08:37 disse...

Nossa que boa dica, sabe que eu achava que a massa era a mesma que a de pastel, Vou tentar fazer é o tipo de prato que aprecio.Valeu pela troca.

Sumihara on 22 de setembro de 2011 às 08:42 disse...

faz sim e depois conta como ficou ok bjux e volte sempre!

ABC com a MAMÃE on 22 de setembro de 2011 às 11:35 disse...

nossa parece ser uma delicia, adorei

bjoos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template