quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curiosidades sobre o Casamento


Por que a Noiva se veste de branco?

Quem lançou essa moda que pegou para valer foi a Rainha da Inglaterra, chamada Victória, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe, porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha, a moda se propagou.

Hoje em dia, o branco vem sendo amenizado e os estilistas têm ousado um pouco mais, ao utilizarem tecidos “off white”, bege, e champagne. Existem noivas que já deixaram a tradição para trás e usam cores clarinhas, como rosa chá, barras dos vestidos tingidas de outra cor, bordados em outros tons, etc. Mas, o branco será sempre o clássico.

O que significa o Arroz que é lançado nos noivos, ao fim da cerimônia religiosa?

Na China, há mais de dois mil anos, o arroz sempre foi o símbolo da “fartura”. O gesto de jogar o arroz significa o desejo de fartura para a vida do casal e os grãos s

imbolizam a fertilidade. Então, nunca esqueçam do arroz! Traz muita prosperidade ao casal.

O que algumas noivinhas têm usado para variar e criar alguma novidade quanto a esse quesito é tingir o arroz com as cores da decoração da festa. Não é difícil, mas certifique-se de que os grão estão bem secos para que não borre o vestido ao tocá-lo.

Porque jogar o Buquê?

O buquê das noivas romanas tinha ervas aromáticas, para espantar maus espíritos. Depois, as ervas foram trocadas por flores, símbolo de fertilidade. A noiva passou a jogar o buquê às convidadas a partir do século 14, na França. Esse hábito substituiu outro: antes, elas pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte

E por que a noiva usa véu?

Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Tempos depois, uma visão mais romântica sobre o apetrecho concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. Hoje em dia a versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados franceses ou cristais swarovski, faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado. Mesmo quem diz que nunca vai colocar véu, quando experimenta um, se acha ainda mais “noiva”.

Qual o significado das alianças?

Os egípicios associavam o uso de um anel nupcial ou qualquer outro anel, à eternidade. Logo, o uso desse símbolo na cerimônia quer dizer que os dois personagens se unem para sempre. Os materiais têm variado muito ao longo das épocas. Já foi feito de ferro, junco, e era usado em qualquer mão ou dedos. Já para os exotéricos, possui poderes mágicos, sendo o protetor simbólico da união.

As alianças variam bastante, atualmente, em termos de modelos e design. Cada joalheria cria uma linha mais bela e diferenciada que a outra. O ouro branco, os brilhantes cravejados e as alianças foscas e mais largas são as mais modernas do mercado. Mas, a campeã de vendas, certamente, são as abaloadas em ouro amarelo. Ou seja, as mais tradicionais.

Curiosidades:

1) Um dos casamentos mais caros do mundo foi realizado pelo Sheik Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos, em 1981. Custou a bagatela de 20 milhões de dólares.

2) O homem que mais casou na história se chamava Giovani Viglioto, de Nova York: foram 104 vezes, entre 1949 e 1981, em 15 países.

3) Já o casamento com recorde de noivos e noivas na história aconteceu em Seul, na Coréia do Sul, em 1992, entre 60 mil membros da Igreja da Unificação. Para acomodar tantas pessoas, o casamento foi celebrado no Estádio Olímpico da capital.

4) O menor casal do Brasil é formado por Cláudia Pereira Rocha da Silva e Douglas Maister Breger da Silva. Ela tem 92.5 cm de altura e ele, 89.5 cm. Os dois têm um tipo de nanismo raro que afeta o desenvolvimento dos ossos, e ao contrário da maioria dos anões possuem uma estrutura corporal equilibrada.

5) O Casamento mais longo do Brasil: Sr. Raul de Andrade Carvalho, 97 anos, e Dona Carlina de Azevedo Carvalho, de 99, estão casados há mais de 73 anos e permanecem juntos, lúcidos e com boa saúde.

6) Já o casamento mais rápido do mundo foi da popstar Britney Spears, que permaneceu casada por 55 horas com o seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, no dia 3 de Janeiro de 2004. No entanto, no dia seguinte seus advogados entraram com um pedido de anulação da cerimônia.

7) Por sua vez, o casamento mais longo do mundo registrado pelo Guiness Book foi o de Thomas Morgan e Elizabeth, ambos nascidos em 1786 e casados em 4 de Maio de 1809, no Reino Unido. O casamento durou 81 anos e 260 dias, até a morte de Elizabeth falecer em 1891, com 105 anos e 2 dias.

Qual o vestido de noiva mais caro do mundo?

O modelo foi criado por Renee Strausse para a “Martin Katz Jewerlers” e é composto por centenas de diamantes. Avaliado em mais de 12 milhões de dólares, quem teve a honra de usar o precioso traje, foi a modelo Lisa Harrington, em 2006, na Califórnia.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template