quarta-feira, 21 de março de 2012

Véu de Noivas



O tema “véu de noiva” é cercado de misticismo e romance. Mas, antes de falar especificamente sobre o assunto, vale abordá-lo de maneira mais genérica. Usado desde a Antiguidade como parte do vestuário feminino, o véu tinha a função de proteger os cabelos e a pele contra danos causados pelo sol e pelo vento. 
Na Idade Média, ficou restrito às mulheres casadas. Às jovens solteiras, não era permitido seu uso. Outra origem do véu que também remete ao estado de casada é a árabe: Hijab (véu) quer dizer “o que separa duas coisas”. Sendo assim, o véu da noiva significaria sair da vida de solteira para entrar em uma nova fase, a de esposa.

O costume de usá-lo como parte da produção das noivas é proveniente da antiga Grécia, quando era utilizado para proteger a mulher de mau-olhado e também de seus possíveis admiradores.
Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século XIX. As noivas colocavam-no caindo sobre as costas, no dia do casamento, como prova de virgindade. Sua cor branca ressaltava a pureza. Essa ideia permanece até hoje e faz parte da nossa etiqueta. O branco, porém, abriu espaço para novos tons, como pérola e manteiga, muito usados atualmente. 


Diferença entre véu e grinalda


 

A grinalda é a joia que segura o véu colocado na cabeça da noiva. Faz que ela se pareça uma rainha, diferenciando-a dos convidados.
Hoje, entretanto, as grinaldas estão mais modernas e não precisam imitar uma coroa para ser consideradas glamourosas. Também existem vários tipos de véus: curtos, médios, longos, opacos, brilhantes, rendados... Cada um é indicado para um tipo de cerimônia.
Nos casamentos celebrados durante o dia, por exemplo, indicam-se os curtos e sem brilho; nos finais de tarde, costumam-se usar médios, longos e rendados; já à noite, pode-se exagerar no comprimento e no brilho.





Os véus também acompanharam a evolução dos costumes, sendo, agora, escolhidos de acordo com o estilo de cada noiva. Há as que o substituam ou até o dispensem. Em contrapartida, existem aquelas que o consideram o acessório mais importante no dia do casamento. De qualquer forma, o importante é que a noiva se sinta linda e bem.
Uma de nossas noivas casou-se à noite, numa cerimônia bem tradicional, e usou um véu longo e brilhante, o que consideramos totalmente adequado. Mas, como é praticamente impossível usar véu longo durante toda a festa, uma vez que é desconfortável, sugerimos que, após a cerimônia, ela substituísse aquele modelo por um curto, o qual desempenhou o mesmo papel, mas com conforto, deixando-a realizada. Agora chegou a sua vez de se realizar com o véu – ousem ele.

Boa sorte!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template