sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tudo Sobre Bolos Cenográficos!



O bolo da noiva é sem dúvida o item mais importante do cardápio, por isso é bom escolhê-lo com muito cuidado. Os bolos artísticos decorados com flores de açúcar ou flores naturais são os mais requisitados, mas atenção para não se deixar levar apenas pela aparência!

Um bolo de casamento deve ser, além de bonito, muito gostoso. Assim ele será lembrado não apenas por sua forma, mas também pelo sabor.
Bolo cenográfico para o casamento, sim ou não? Já escutei argumentos muito contra e muito a favor para ambos os lados, vamos analisar?

Bolo Cenográfico
O que é? 
O bolo é na verdade um isopor! Mas com acabamento de bolo verdadeiro, ou seja, com uma cobertura de pasta americana ou glacê.
Por que usar um bolo falso?


E o bolo cenográfico (o de “mentira”) faz parte apenas da decoração, não se pode comê-lo, ele é feito de isopor e pasta americana especial, e pode ficar horas ou até mesmo dias que não derreterá e nem enfrentará nenhum aliado até a festa de seu casamento.O que você deve fazer quando encomendar um bolo cenográfico é pedir para o Buffet do qual contratou fazer um bolo que ficará na cozinha e será servido apenas após o jantar.

Um bolo gostoso é um bolo molhadinho e bem recheado, certo? Agora imagina que vc quer um bolo assim bem recheado, de 3 (ou mais!) andares, e que será feito pela boleira que mora a 20 km de distância do local da sua festa e terá que transportar esse bolo molhadinho, recheado, de vários andares…. eu simplesmente prefiro não correr o risco do bolo desmoronar no dia do casamento!! E aí está uma grande vantagem do bolo falso. Mais fácil de transportar. E você pode fazer outro verdadeiro (molhadinho e recheado), sem decoração cara, de um andar só, para sair da cozinha já cortado e servido aos convidados.

Lembre-se também que o bolo ficará horas exposto no salão, e sob a iluminação forte da festa, correndo mais uma vez o risco de desmoronar ou sujar. Em cidades muito quentes então, deve ser mais difícil ainda.

O preço também é outro fator. Se o seu sonho é ter um bolo de vários andares decorados, com certeza um bolo verdadeiro sairia muito caro. E a realidade é que são poucas pessoas na festa que comem o bolo. Fazer um grande de isopor, e outro bem menor real para sair cortado da cozinha é uma economia nesse caso.

O bolo do meu casamento foi cenográfico por dois motivos: eu não queria de jeito nenhum o risco do bolo desmanchar no transporte, já que queria um bolo bem molhadinho e recheado;

No entanto Bolos Artísticos com mais de um andar não podem conter uma massa do tipo "muito molhada", pois a pasta americana tende a se deformar com umidade excessiva, tirando a perfeição do formato do bolo.
Para o caso dos noivos desejarem um bolo "bem molhado" sem deixar de lado a beleza dos bolos artísticos, recomendamos neste caso o uso do bolo cenográfico, que possue a parte externa idêntica 100% comestível, mas com sua parte interna falsa.

E assim todos serão servidos com aquele bolo fresquinho e delicioso, esse bolo não será visto pelos convidados, por isso não se preocupe com a "beleza" dele e sim com o sabor.

A única desvantagem em relação ao bolo cenográfico será aquela sua tia ou prima que vão ficar perguntando por que não cortaram o bolo, mas não se preocupe, pois lembre-se que será o seu dia e a única coisa em que tem que se preocupar é em ser feliz!
E já que o bolo é de isopor, como fazer o corte simbólico?
Neste caso o bolo normalmente há um pequeno pedaço com o isopor retirado e preenchido por glacê ou algo assim, para que você possa cortá-lo com a espátula e não pagar o mico de ficar tentando cortar um isopor. É função da assessora do seu casamento posicionar o bolo no salão com essa parte preenchida com glacê voltada para os noivos. Normalmente tem uma marquinha avisando onde você deve fazer o corte.
Bolo Verdadeiro
O bolo artístico (o “verdadeiro”), é feito com recheio e cobertura de sua preferência, os serviços especializados em bolos, tem várias opções de sabores, além do bolo fazer parte da decoração da mesa de doces, ele também é cortado e servido após o jantar, tudo isso após as fotos serem tiradas.
Porem tem os "contras", a noiva tem que saber é que neste caso a noiva não pode optar por um bolo de vários andares , molhadinho e com bastante recheio , pois o bolo não aguenta e desmorona mesmo!
Então basicamente ela terá que escolher entre BELEZA  ou SABOR!
Então ao decidir se você terá um bolo verdadeiro ou cenográfico no salão, pense em todas estas questões: tamanho, recheio, transporte, exposição…. e escolha o que for melhor para sua festa, porque nesse caso não existe certo ou errado! O importante é ter um bolo, seja ele cenográfico ou verdadeiro, porque o corte do bolo tem um significado no casamento: a primeira fatia cortada pelo noivos juntos simboliza compartilhar junto o futuro!!







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template