quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mesa de Chá

Tem coisa mais elegante do que aquelas mesas de chá, típicas de filmes europeus?


E para você entrar no clima desse início da primavera, separamos algumas dicas para você montar sua mesa para o famoso "chá das cinco", seja dentro de casa ou no jardim. Prepare uma  charmosas e graciosa mesa para receber as amigas, fofocar e aquecer a alma. 






Se você é daquelas pessoas que só toma o chá que a sua avó prepara quando fica doente, não sabe o que está perdendo. Cada vez mais popular, a bebida tem aparecido em diversas versões e sabores. Quente, gelado, com leite, frutas e flores. Naturais ou industrializados. Para beber ou para passar no corpo, em forma de creme. Não importa como, o chá é a bola da vez. Além de charmoso, o líquido tem ações terapêuticas – e mais: poucas calorias.

Chá ou infusão?
Engana-se, no entanto, quem pensa que basta apenas misturar uma planta com água quente para ter um chá. Carla Sauressig – dona da A Loja do Chá, em São Paulo, com filiais em Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre – estuda há dez anos a história e as combinações de ervas e plantas. Ela explica que só é chá a bebida feita com a plantacamellia sinensis. Todo o resto é apenas infusão.



Mas como esta simples plantinha pode produzir centenas, milhares de chás? Simples. Dependendo de onde foi plantada, ela tem sabor e textura diferentes. "A camellia se assemelha ao vinho, muda o gosto de acordo com o lugar da plantação, do tipo de solo, dos fatores climáticos. Além disso, pode-se misturar com flores e frutas, dando novas opções de sabores ao chá", explica a especialista, lembrando que é praticamente impossível definir os tipos de chás que existem no mundo.

Os tipos


Segundo Carla Sauressig, existem três tipos de chás básicos feitos pela camellia sinensis: o verde, quando a folha não foi fermentada; o oolongo, quando ele sofre a fermentação pela metade; e o preto, quando esse processo se completa. Muito delicada, a planta fermenta naturalmente e, ao ser retirada do solo, murcha rapidamente. Por isso, é comum as mulheres serem responsáveis pela colheita.

O preparo
Carla orienta que a erva nunca pode ser fervida com a água, que deve estar entre 80º e 90º C. O tempo de infusão também vai variar com o tipo de chá. Para o verde, deixe-o entre um e três minutos. O preto, entre três e cinco, e aqueles com outras ervas e frutas deixe entre cinco e dez minutos. "A temperatura da água e o tempo de infusão também alteram o sabor da bebida", explica a especialista.


Chá quente!

Ao comprar o chá, cerque-se de alguns cuidados. Verifique a procedência e certifique-se de que esteja bem condicionado. "O chá verde deve ser verde, senão ele está velho. O cheiro deve ser bom e não de mofo, que significa que formou fungos e não serve mais. Dê preferência aos orgânicos, que foram cultivados só na água", enumera Carla Suaressig.



Chá das cinco
A lenda diz que o chá surgiu na China, mas ultrapassou fronteiras. Chegou ao Ocidente por causa de Portugal e Holanda, que tinham colônias naquele país. Hoje, é plantado em vários lugares do mundo, ganhou rituais e ares sofisticados. Em 1830, o famoso chá das cinco foi lançado pela Duquesa de Bedford. Ela sentia fome entre o almoço e o jantar, por isso criou esse lanche que, além do chá, eram servidos bolos, biscoitos, torradas com manteiga, entre outras delícias. Tudo em louças e pratarias impecáveis. Era a moda que a realeza e a aristocracia inglesa não dispensavam. E logo, o costume passou para outros países do continente, surgindo grandes salões de chás.









O chá da discórdia

Já para as bandas americanas, a bebida teve uma importante participação no processo de independência dos Estados Unidos. O hábito de beber chá veio com a imigração de pessoas da Inglaterra. Em 1773, ocorreu a Boston Tea Party (A Festa do Chá de Boston, para a historiografia americana, e A Revolta do Chá, de acordo com a inglesa). Neste evento, em oposição ao aumento da taxa de importação do chá, várias toneladas das ervas foram jogadas no mar. O episódio foi um dos momentos mais importantes na luta da independência americana.






Chá no Oriente
A Cerimônia do Chá é um ritual japonês cercado de cuidados. Convidados e anfitriões se preparam com antecedência para o evento. No ritual, é importante que os problemas do dia-a-dia sejam deixados de lado. A arte desta cerimônia consiste em quatro virtudes que o anfitrião estimulará em seus convidados: harmonia, respeito, pureza e serenidade.Num primeiro momento, é servida uma refeição, cuidadosamente escolhida para tornar o ambiente mais agradável e convidativo. Depois, é servido o chá verde em pó. Este chá é considerado estimulante e muito usado na meditação. Segundo os costumes, com a bebida e com a atmosfera criada, torna-se mais propício o alcance destas virtudes.



Inspire-se e monte uma linda mesa de chá para sua família ou amigas!








“O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico”



Pensando Nisso!
Conheça agora a História do Chá




A história do Chá

Conta uma lenda chinesa que, no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia, aí, o chá.



Segundo outra lenda, a planta teria surgido a partir das lágrimas de Buda. Ele meditava em baixo da árvore "Bodhi" e, ao entender que os homens teriam de passar em sua vida por sofrimentos e doenças, velhice e morte, não conteve o choro. E no local onde foi vertido, surgiu um pequeno arbusto que seria responsável pelas folhas da bebida que esquentaria o coração e a alma das pessoas, amenizando assim as dores físicas e espirituais.



A origem romântica do chá pode nem ser verdadeira, mas esta história foi divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela disseminação do chá no mundo.
No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi parar no Japão pelas mãos de monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só o meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
A introdução do chá no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando a sua comercialização, mais tarde também pelos ingleses - o que tornou a bebida bastante popular na Inglaterra. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e no Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.

Legal conhecer as histórias não é?
Eu adoro um chazinho, principalmente a noite, me acalma ^^
e Você? Me conta! 





.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template