quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cerimonialista



A função do cerimonialista é garantir que o casamento aconteça do início ao fim sem atropelos, da forma que você sempre sonhou



Foi-se o tempo em que à noiva cabia a função de organizar e correr atrás de todos os detalhes da festa de casamento: do vestido dos sonhos à igreja decorada e recepção impecável. 
Em tempos modernos, a falta de tempo tem levado muitos casais a buscarem a assessoria de profissionais especializados – alguns deles iniciaram a carreira a partir da organização do próprio casamento, e nunca mais pararam. 

Depois de vivenciarem na pele os milhares de detalhes trabalhosos e indispensáveis para que tudo saia perfeito no grande dia, aprenderam a escolher os melhores produtos e serviços e se especializaram. “Iniciei minha carreira há 20 anos no mercado de eventos. Como cerimonialista, tenho dez anos, e me apaixonei por realizar sonhos brilhantes”, confessa Denise Mendes.

Para os noivos, a grande vantagem de contratar um cerimonialista é poder delegar responsabilidades capazes de deixar qualquer noiva em prantos nos meses que antecedem o casamento.

“O meu trabalho consiste na coordenação geral do evento, mas o casal tem a opção de contratar os serviços já desde o início dos preparativos. Nesse caso, corro atrás de todos os fornecedores, realizo uma minuciosa pesquisa de preços dos serviços terceirizados, vejo e revejo os orçamentos, agendo reuniões, peço descontos... Enfim, minha função é facilitar todas as decisões que precisam ser tomadas, sem estressar o casal”, explica.

De acordo com Denise, o evento perfeito depende de bom planejamento, detalhamento de custos, alinhamento de fornecedores, cronograma e (muitíssimo importante!) previsão de todos os imprevistos que possam acontecer no decorrer da festa. “Estando extremamente antenada a tudo e a todos, a festa certamente será um sucesso”, garante.

Os valores do serviço de um cerimonialista variam de acordo com o local, a cidade, a quantidade de convidados e a experiência do profissional. Se você faz questão de uma assessoria completa, prepare-se para desembolsar de 10% a 20% do valor total do casamento. Mas é possível optar por apenas uma ajuda extra no dia – que, geralmente, começa um mês antes. Nesse caso, compete ao cerimonialista contatar todos os fornecedores, receber todo o material no dia do evento, acompanhar o cortejo da cerimônia e o andamento da festa. “Como o casamento é um evento único e marca o início da vida do casal, a ajuda extra deixa os noivos tranquilos para curtir a festa sem desgastes ou surpresas desagradáveis”, argumenta a profissional.

Mas qual item deve ser priorizado durante a organização do casamento? 

“Sem dúvidas, é o bufê”, argumenta Denise Mendes. “De uma boa e farta comida, boa música, bebida e organização depende uma ótima festa – e nessa ordem. Por isso, não se deve economizar nesses itens”, orienta. 


A cerimonialista Alessandra Viana, da Cerimon’arte, chama a atenção para o fato de algumas noivas preferirem contratar o cerimonial por apenas um dia. “Particularmente, não consigo organizar um casamento em uma semana. Fazer check-list, ajustar cortejo, pensar em alguma coisa diferente... Para mim, não dá, pois não acredito que possa sair perfeito”, explica. O melhor mesmo é que o profissional acompanhe toda a organização da festa. Outra questão comum é a contratação do cerimonial quando muitos contratos já estão fechados – como bufê, igreja, decoração, banda, fotos. Nesse caso, alguns casais pedem desconto, mas tudo irá depender de como o profissional trabalha. “Possuo apenas dois tipos de cerimonial: total e parcial. Este último é um valor só, independentemente do que a cliente já fechou”, esclarece.

E lembre-se: para ter o casamento dos seus sonhos, não é necessário barganhar demais em todos os itens. 
Por mais que você considere os preços altos, existem profissionais competentes no mercado para todos os bolsos e gostos. A grande dica é estabelecer os itens mais importantes – sejam flores, velas, lembrancinhas ou qualquer outro – e reservar uma maior quantia de dinheiro para eles. 
No dia, aproveite cada detalhe, dance, curta muito, porque a festa passa rapidamente. E deixe todas as dores de cabeça para a assessoria. Afinal, o trabalho dela só termina “quando o último convidado sair do evento”, lembra Denise.

Certo x Errado

Mas o que é elegante e o que é deselegante quando se trata de casamento?
 Enquanto transcorre a produção da festa, muitas dúvidas surgem na cabeça das noivas. Com relação ao cortejo, por exemplo: com quem a mãe da noiva entra na igreja caso o pai do noivo não possa comparecer? Alessandra aconselha a entrar com um familiar bem próximo, seja do noivo ou da noiva. “No ano passado, fiz o cerimonial de um casamento em que a mãe da noiva era viúva e não queria entrar com ninguém. Então, ela entrou na frente sozinha, levando uma sagrada família. Foi lindo e emocionante”, lembra.

No roll das saias justas está a questão da entrega dos convites. Embora poucos saibam, é deselegante enviar junto ao convite a sugestão de loja para presentes. O mesmo acontece com a especificação do traje. Embora essas sejam informações indispensáveis, as regras de boas maneiras mandam apenas colocar um contato para informação. “Pode ser site ou telefone”, resume a cerimonialista. E se o casal priorizar uma lista de viagem? Como os convidados devem ser informados? “A lista de viagem não é deselegante. É preciso apenas informar os convidados por meio de um contato para informações, como no caso do convite”, esclarece.
Quando se tratam de convidar os padrinhos, eles devem ser avisado até seis meses antes. Para entregar os convites formalmente, faça-o com dois meses de antecedência – e caso sejam separados, ou não sejam casados, envie um convite para cada. “E não é necessário avisar quem será par de quem”, alerta.







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template