sábado, 10 de setembro de 2011

Café: muito além do prazer

cafe ataque´´ 300x237


O café é um alimento que contribui com a ingestão de substâncias antioxidantes.

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água? Presente em diversos momentos do nosso dia, ele nos ajuda a despertar, a relaxar e a desfrutar de uma boa conversa com os amigos.

É no momento da torrefação que um simples grãozinho de café é capaz de liberar centenas de aromas diferentes que nos convidam a degustar e a vivenciar novas sensações.

E se você soubesse que o hábito de tomar café vai muito além dos benefícios sensoriais?

Isso é o que nos conta a nutricionista Camilla Estima*. Segundo ela, assim como frutas, verduras e legumes, o café contém substâncias antioxidantes que podem inibir ou reduzir as lesões causadas pelos efeitos prejudiciais dos radicais livres no organismo. Camilla afirma que os radicais livres são formados a partir de processos metabólicos naturais do nosso corpo, mas que trazem prejuízos a ele, principalmente se formados em excesso.

“Existe uma série de antioxidantes presentes nos alimentos. As frutas e hortaliças, por exemplo, podem conter as vitaminas C, E e outros compostos como flavonoides e carotenoides. Os antioxidantes presentes no café são chamados de ácidos clorogênicos e ácido cafeico”, explica.

Além de neutralizar a ação dos radicais livres, os antioxidantes promovem o retardo do envelhecimento e a promoção da saúde por meio da prevenção de doenças, como as cardiovasculares, a catarata, artrite e alguns tipos de câncer.

Os benefícios do consumo regular de café já foi tema de diversas pesquisas ao redor do mundo. Dentre os resultados, Camilla conta que dados publicados pela American Heart Association associam o consumo de pelo menos duas xícaras de café por dia a um menor risco de desenvolvimento de derrame em mulheres não fumantes. Mas ressalta que o hábito de fumar, a ingestão de bebidas alcoólicas, a poluição e o uso de medicamentos podem diminuir os níveis de substâncias antioxidantes no organismo.

*Camilla Estima é nutricionista, mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo.


Viram? Se consumido sem excessos o café só tem a trazer benefícios para nossa saúde, pensando nisso,
Segue ai uma Receitinha Básica com Café:

Musse de café



Musse de café



Ingredientes:

· 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
· 1/3 de xícara (chá) de água
· 2 xícaras (chá) de café solúvel preparado forte
· 3/4 de xícara (chá) de açúcar
· 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
· 1/4 de xícara (chá) de licor de cacau

Modo de preparo:

Junte a gelatina e a água num refratário e deixe hidratar por 5 minutos. Leve para dissolver em banho-maria, mexendo. Retire do fogo e adicione o café e o açúcar. Misture e leve à geladeira por 15 minutos ou até adquirir a consistência de clara de ovo crua. Retire da geladeira e misture com o creme de leite e o licor. Coloque em potinhos e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.


Expresso, cappuccino, café latte... Se você já era fã de café, agora tem mais um bom motivo para apreciar a bebida, na forma pura ou combinada a outros ingredientes. Qual a sua versão favorita?




Eu adoro e não fico sem um cafezinho principalmente de manhã! 
E você ? Gosta? Me Conta quero saber sua opinião!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template