sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Epinafre


O espinafre é uma excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer. Ele contém quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais luteína do que o brócolis. É rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ser uma verdura que possui um alto valor nutritivo.
O espinafre é também uma fonte notável de clorofila e vitamina A. Seu uso interno é considerado um ótimo auxiliar nos tratamentos cosméticos, pois ele ajuda a restaurar o funcionamento do intestino. Assim, reduz os índices de impureza da pele, deixando-a mais clara e facilitando a remoção das manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares.
O espinafre é rico em ferro, por isso, é recomendado às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois revigora o sangue e vence a fadiga. Esta verdura é boa também para combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escoburto e diarréias.
As folhas verde-escuras do espinafre contêm muitos outros nutrientes valiosos, especialmente antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. Por exemplo, o espinafre é rico em carotenóides — pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos ajudam a prevenir o câncer de pulmão e da próstata.
Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Para anular este efeito, coma espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C. O consumo de espinafre em excesso não é recomendado para pessoas com problemas renais.
Receitas com espinafre:

Arroz com Espinafre


Arroz com Espinafre
2 xícara(s) (chá) de arroz lavado(s) e escorrido(s)
100 gr de manteiga
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
1 dente(s) de
4 xícara(s) (chá) de água fervente
200 gr de espinafre cozido(s)
quanto baste de sal
1 lata(s) de creme de leite
quanto baste de Queijo Ralado



Refogue a cebola e o alho na manteiga, até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e refogue até que seque. Junte a água, tempere com sal. Deixe ferver por uns minutos, até que esteja com pouca água. Junte o espinafre picado. Quando estiver seco, junte o creme de leite e o queijo ralado, mexendo bem e desligue o fogo. Dica: o espinafre deve ser picado bem miudinho, podendo até ser passado no processador, sem exageros, claro. Não esqueça de espremê-lo após o cozimento, deixando-o bem sequinho.


Suco de Espinafre com Maçã



 Ingredientes:

2 xícaras de espinafre picado (usei as folhas e os talos)
1 xícara de maçã com casca picada
1 xícara de pepino com casca picado
3 saquinhos de chá de camomila
1/2 limão taiti sem casca
açúcar a gosto
4 xícaras de água mineral

Modo de fazer:

Faça o chá com 1 xícara de água, reserve. No liquidificador coloque o espinafre, a maçã, o pepino, o limão e o restante da água, bata até ficar homogêneo, coe, adicione o chá, o açúcar e gelo. Sirva em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template