domingo, 10 de julho de 2011

Dia de Pizza










Dia 10 de julho é o dia da Pizza.


Essa data é comemorada desde 1985 e foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de pizzas mussarela e marguerita.


Empolgado com o sucesso do evento, ele esc


olheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da pizza.





Em São Paulo, onde o dia da Pizza foi instituído há exatos 20 anos, há cerca de seis mil pizzarias, produzindo 43 milhões de redondas por mês.


Uma adoração que só encontra paralelo em Buenos Aires, Nova Iorque e, obviamente, em Nápoles.


Com uma única diferença: aqui ganhamos em diversidade, sem ficar devendo na qualidade.





Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA



e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.



O formato da pizza em Nápoles tem o padrão redondo, com 35 cm de diâmetro, mas idéias novas vêm surgindo; novas coberturas e também novos tamanhos e formatos. Em São Paulo, o tamanho da pizza varia de 20 a 45 centímetros e quanto à forma, não se acha somente pizza na forma convencional, redonda, mas também em versões quadradas e



retangulares.



As coberturas são diversas: manjericão, aliche,



lombo, rúcula, frango com catupiry, mussarela de búfula, quatro queijos, portuguesa, marguerita, escarola, atum, banana com canela, brigadeiro e muitas outras, mas a mais comercializada é a de mussarela. E se a pizza veio de Nápoles, a lingüiça mais famosa foi contribuição de outra região italiana, a Calábria. De sabor forte e inconfundível, a calabreza está sempre ali, entre asmais pedidas.



São tantas as variedades de coberturas que fica difícil escolher. Sabemos que a de mussarela e a calabreza são as mais vendidas, mas e quanto às calorias... Segue uma tabelinha com as calorias de algumas variedades de pizzas:




*É importante lembrar que estes valores são apenas uma base, pois existe uma variação grande, uma vez que os valores dependem da quantidade de recheio e da expessura da massa, que é diferente de um local para o outro.



Além de ser uma ótima opção para quando: sair com amigos, chegar uma visita em casa; a pizza também é nutritiva quando sabemos fazer a escolha dentre os diversos sabores. Isto não significa que você deva comer pizza a toda hora, mas não há problemas em consumir uma ou duas fatias, entre as opções mais leves, e esporadicamente, como uma vez por semana.



A massa de pizza é uma boa fonte de carboidrato (principal nutriente fornecedor de energia), essencial para que você possa desempenhar suas atividades diárias com disposição. As calorias podem estourar por conta da cobertura, geralmente rica em gordura, portanto, deve-se prestar bastante atenção na hora de fazer a escolha.



Por isso, sabendo escolher os complementos mais saudáveis, você até pode



trazer alguns benefícios para a saúde, saiba como:



Tomate



Boa fonte de vitamina C e A, folato e potássio, além do licopeno, que é um importante antioxidante que protege o organismo de alguns tipos de câncer, principalmente o da próstata;



Queijo branco



Alto teor de proteína e cálcio, além de ser uma boa fonte de vitamina B12;



Atum



Boa fonte de proteínas, ferro e alguns minerais, além de ser rico em ácidos graxos do tipo ômega-3;



Rúcula



É uma hortaliça rica em riboflavina e vitamina C, que é um antioxidante necessário ao crescimento e regeneração dos tecidos, funcionamento das glândulas supra renais e manutenção de gengivas saudáveis.



Previne contra o câncer, aumenta a imunidade, protege contra coágulos e auxilia na cicatrização de feridas, além de possuir substâncias diuréticas.



Já a riboflavina é necessária para o perfeito funcionamento do sistema de defesa e também para o crescimento. É muito importante durante a gravidez, pois a falta desta pode prejudicar o desenvolvimento do feto.



Ricota



Este tipo de queijo é uma ótima opção para compor sua pizza, afinal ele é uma boa fonte de cálcio, proteínas e de vitamina B12, além de oferecer uma baixa concentração de gordura e colesterol.



Peito de peru



É uma excelente fonte de proteínas e, em menor concentração, de vitamina A , vitaminas do complexo B e de minerais, além de apresentar menos gordura saturada que a maioria das carnes.










A variedade de coberturas que se pode colocar sobre uma pizza é quase infinita, entretanto, algumas preparações são tradicionais e têm fiéis seguidores



Mussarela



Molho de tomate, queijo mussarela, orégano e azeitonas pretas;



Margherita



Molho de tomate, queijo mussarela, orégano, folhas de manjericão e azeitonas pretas (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margarida de Savóia, que adorava pizas);



Portuguesa



Molho de tomate, presunto, queijo mussarela, cebola, ovos cozidos, ervilhas, orégano e azeitonas pretas;



Calabresa



Molho de tomate, calabresa, cebola, orégano e azeitonas pretas;



Toscana



Molho de tomate, queijo mussarela, calabresa, ervilha, palmito, orégano e azeitonas pretas;



Pepperoni



Molho de tomate, queijo mussarela, rodelas de salame pepperoni, rúcula, tomate seco, orégano e azeitonas pretas;



Quatri Formaggio



Molho de tomate, queijos mussarela, provolone, catupiri e gorgonzola, orégano e azeitonas pretas;



Aliche ("anchova" em Italiano)



Molho de tomate, Aliche, orégano e azeitonas pretas.



Atum



Molho de tomate, queijo mussarela, atum, cebola e zeitona



"A verdadeira pizza napolitana"



Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo, até com certo purismo, a sua cultura, resguardando-a contra a "miscigenação" cultural que sofre a sua receita. Com estatuto preciso, normatiza as suas principais características.



A associação age fortemente na Itália para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (di origine controllata, Denominação de Origem Controlada em português). Em 2004, um projecto de lei foi enviado ao parlamento, com o intuito de regulamentar por lei as verdadeiras características da pizza napolitana. O "DOC" é uma designação que regulamenta produtos regionais tais como os famosos vinhos portugueses.



Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com: farinha, fermento natural água e sal.



A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores que não interfiram no resultado final.



Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico.



Na hora de assar, a pizza deve ser colocada somente em forno a lenha, a 485ºC, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio. E este é exatamente o processo pelo qual se produz as tradicionais pizzas da Ritorno, portanto também chamas de: - “As Verdairas Napolitanas”.



Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade.



A pizza deve ser obrigatoriamente redonda.



A espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros.





Fonte: www.rgnutri.com.br








Então é isso ai hoje é dia de comer Pizza!!!!!!!!!!! Bora ??!!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Enia Pedretti Bolos & Cia Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template